Receita de leite e farinha de coco

Publicado em: 18/02/2019

Se você tem intolerância à lactose, o leite de coco é uma alternativa muito saudável e fácil de preparar em casa. Mas atenção, é recomendado que você faça o próprio leite, já que o leite de coco industrial contém conservantes e espessante para dar consistência, deixá-lo mais grosso, sendo prejudicial à saúde.

E para quem tem doença celíaca (que é uma doença autoimune crônica do intestino delgado causada por uma reação ao glúten) tem a farinha de coco, que é um subproduto do leite de coco, um reaproveitamento do farelo.

A farinha de coco não contém glúten, apenas a de trigo, o centeio e a cevada, além dos seus derivados, como bolos, pães, macarrão, cerveja… Portanto, ela pode ser consumida pelos alérgicos ao glúten.

Também pode ser usada para quem quer emagrecer, pois é rica em fibras, o que auxilia na redução da absorção do açúcar e gordura que ingerimos nos alimentos. Mas a moderação é sempre bem-vinda no consumo de qualquer alimento, mesmo que ele seja saudável, então não abuse do consumo.

Receita de leite e farinha de coco. Conheça o leite de coco, uma saída aos intolerantes à lactose; e a farinha de coco, uma alternativa sem o glúten
Imagem: LisaRedfern

O leite de coco contém gorduras boas, assim como seu óleo, que dá mais energia e saúde ao seu corpo. Para quem tem intolerância à lactose, ele é um ótimo substituto. Ao contrário dos leites sem lactose industrializados, ele não tem altos índices de açúcares, não prejudica a saúde de nenhuma forma, sendo mais um aliado à boa forma e corpo saudável.

Tem mais um detalhe muito importante, a gordura do coco não precisa da bile, produzida pela vesícula biliar, para o seu processo metabólico. Assim, o coco e seus derivados podem ser consumidos mesmo por quem retirou a vesícula (colecistectomia).

O legal disso tudo é que você mesmo pode fazer o leite e a farinha de coco em casa. Pode sair muito mais barato e saudável que os convencionais, apesar de que eles já vêm prontos para uso, mas como dizem: “se você quer bem feito, faça você mesmo” ?

Vamos às receitas:

Receita do leite de coco

  • 1 coco seco inteiro;
  • 2 xícaras de água morna*.

Modo de preparo

  1. Coloque o coco cortado no liquidificador.
  2. Adicione as duas xícaras de água morna.
  3. Bata tudo até desmanchar o coco como se fosse fazer um suco.
  4. Com a ajuda de um pano limpo, coe o leite para separá-lo do bagaço. Aperte o pano para tirar o máximo de líquido que puder.
  5. O leite está pronto.

(*) Se o copo do seu liquidificador é de plástico e não de vidro ou inox, use água filtrada em temperatura ambiente, pois o plástico aquecido pode liberar Bisfenol A, uma substância cancerígena.

Receita da farinha de coco

  • Farelo de coco (que sobrou do processo do leite)

Modo de preparo

  1. Coloque o farelo do coco em uma forma de bolo.
  2. Leve-a ao forno até o farelo ficar sequinho como a farinha comum.
  3. Opção 2: Coloque o farelo em uma frigideira em fogo baixo e mexa até o farelo perder líquido e ficar soltinho ou com uma coloração dourada.
  4. A farinha está pronta.

Guarde a farinha e o leite de coco na geladeira por até 10 dias.

Confira um vídeo sobre a receita de leite de coco e farinha de coco:

Benefícios do óleo de coco nos cabelos

Comprar óleo de coco online

Mais receitas sem glúten

   
Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Decoração de Casa