Frutas que ajudam na ansiedade e depressão
A ansiedade e a depressão estão cada vez mais presentes em nossa vida, além de outros transtornos semelhantes, diminuindo o nosso desempenho e até invalidando algumas pessoas para executar suas respectivas funções no trabalho.
Esses problemas podem iniciar por fatores emocionais e causar sintomas físicos, como mal-estar, fome excessiva, indisposição, dificuldade para dormir, desconforto intestinal, dor de cabeça…
Alguns sintomas psicológicos também podem ser sentidos: falta de concentração, irritabilidade, tristeza, desânimo. Em casos mais sérios, podem haver isolamento e tendência suicida.
Frutas combatem ansiedade e depressão?
Algumas frutas contêm aminoácidos, minerais, ômega 3 (comprar), vitaminas e triptofano que atuam diretamente no sistema nervoso, combatendo o estresse e a ansiedade, aumentando os níveis de serotonina no sangue, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Isso auxilia no tratamento à depressão.
Mas é necessário diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcar e farinha branca, conhecidos como “caloria vazia”, que são alimentos que têm muito mais açúcar ou gordura ruim do que nutrientes como vitaminas e minerais (comprar suplemento).
Quais são as frutas que auxiliam no tratamento da depressão?
Frutas cítricas
Elas são ricas em vitamina C (comprar), ela diminui o cortisol no corpo, ele é conhecido como o hormônio do estresse. Quando está em circulação no sangue, transmite ao corpo a sensação de tensão.
Como a vitamina C diminui os níveis de cortisol no sangue, automaticamente ajuda no tratamento da ansiedade e depressão, já que alivia o sistema nervoso, promovendo bem-estar e relaxamento. Agregue ao menos uma fruta cítrica à sua dieta diária.
As principais frutas cítricas e semi-ácidas são:
- abacaxi;
- acerola;
- ameixa;
- amora;
- caju;
- cidra;
- cupuaçu;
- framboesa;
- groselha;
- jabuticaba;
- laranja;
- lima;
- limão;
- morango;
- pêssego;
- romã;
- tamarindo;
- tangerina;
- mexerica;
- uva;
- caqui;
- maçã verde;
- maracujá;
- goiaba;
- pera;
- carambola.
Banana

Segundo um estudo feito pelo Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que a banana é uma ótima aliada no combate à depressão e qualquer tipo de ansiedade. Isso se dá por conta do triptofano encontrado na fruta, que ajuda na produção da serotonina, causando bem-estar geral.
Também tem Magnésio (comprar), ele ajuda no relaxamento muscular e melhorar a qualidade do sono — algo muito importante para quem sofre de ansiedade.
Abacate
Rico em ômega 3, o abacate é um ótimo aliado à saúde do cérebro. O nosso cérebro precisa muito desse lipídio, não só ele, mas vários órgãos e substâncias do corpo.
Aumentando a saúde do cérebro, os problemas psicológicos e psicossomáticos podem ser prevenidos ou amenizados, já que ele está mais resistente e saudável.
Bônus — Chocolate amargo
Não é uma fruta, mas é derivado de uma, o cacau. O chocolate amargo — tem que ser amargo, 70% ou mais — é um excelente alimento para agregar à nossa dieta. Em especial, ele contém Triptofano. Como eu já expliquei acima, a substância ajuda na produção da serotonina, um importante hormônio para o bem-estar e combate ao estresse.
Eu sei que o chocolate comum pode trazer um bem-estar maravilhoso, mas ele tem muito açúcar, o que pode acabar sendo um gol contra, pois já sabemos que carboidratos simples não nos faz nenhum bem.
Quais alimentos pioram a ansiedade?
- Arroz branco;
- macarrão
- alimentos feitos com farinha de trigo;
- bebidas alcoólicas;
- café;
- refrigerantes e bebidas de caixinha;
- embutidos (salsicha, linguiça, presunto, mortadela);
- fast food;
- alimentos com conservantes (industrializados);
- guloseimas;
- açúcar refinado (tente não adoçar bebidas).
Atividade física é importante?
Sim! Assim como uma boa alimentação, a atividade física é muito importante no combate à ansiedade e à depressão, além da saúde geral do corpo.
Procure adicionar algum esporte, academia, dança, caminhada ou qualquer atividade que faça o seu corpo se mexer e suar. É comprovado que atividades físicas de qualquer natureza facilitam a liberação de hormônios que causam bem-estar. Além de manter o peso ideal e os níveis recomendados de colesterol e glicose no sangue.
Siga algumas dessas dicas e adicione a positividade em sua vida, você terá sucesso na prevenção ou recuperação de uma depressão ou transtorno de ansiedade.
Não deixe de consultar um médico para avaliação e tratamento do seu problema. Não se automedique.
Vídeo: Alimentos que combatem a depressão
Fonte: Dr. Dayan Siebra
Siga o G+ no Facebook e fique ligado nas novidades!