Chá de Camomila para ansiedade e insônia

Publicado em: 07/03/2019

O chá de camomila é um ótimo aliado contra ansiedade, nervosismo e depressão

Chá de Camomila para ansiedade e insônia. O chá de camomila é um ótimo aliado contra ansiedade, nervosismo e depressão

O chá de Camomila (nome cientifico: Matricaria recutita) ajuda a acalmar e reduzir a ansiedade, além de melhorar a digestão e aliviar cólicas menstruais. Ele pode ser feito rapidamente com um daqueles sachês vendidos em caixinhas no supermercado. Também é possível comprar as flores inteiras ou fragmentadas.

Comprar flor de Camomila para fazer chá

Você pode combinar a Camomila à erva-doce ou hortelã para potencializar seus efeitos. Ela também é conhecida como Macela-galega, Margaça, Camomila-comum, Macela-nobre ou Camomila-vulgar.

Benefícios do chá de camomila

  • Acalma;
  • Relaxa;
  • Combate ao estresse cotidiano;
  • Combate à ansiedade;
  • Bom para o estômago;
  • Alivia cólicas menstruais;
  • Tratamento tópico de ferimentos e inflamações.

Antes de falar mais sobre o chá de Camomila, quero dar uma dica. Se você costuma se queimar na cozinha e não sabe direito o que fazer quando isso acontece, guarde alguns sachês, já usados, na geladeira e use-os para aliviar e tratar a queimaduras. Além da sensação de alívio que terá, a Camomila tem efeitos sobre ferimentos desse tipo e vai ajudar na recuperação da pele.

O chá também pode ser usado para tratar ferimentos de outros tipos, mas cuidado, é recomendado usá-lo em temperatura ambiente ou frio.

Agora, vamos ver como fazer um bom chá de Camomila, um santo remédio para tratar a ansiedade e o estresse, trazendo benefícios contra a insônia e a hiperatividade — algo muito comum nos últimos tempos.

Como dito antes, você pode acrescentar erva-doce ou hortelã, mas isso é opcional. Segue a receita do chá de Camomila:

  1. Ferva uma xícara (chá) de água, ou de 200ml a 300ml.
  2. Quando a água ferver, desligue o fogo e adicione o sachê ou uma colher (sopa) de folhas secas de Camomila.
  3. Aguarde 10 minutos.
  4. Coe (caso usou as folhas) ou retire o sachê.
  5. Espere esfriar caso esteja muito quente.
  6. Tome a qualquer hora do dia e horas antes de ir dormir (totalizando duas xícaras, mas não guarde o chá, tome-o fresco)

Três observações:

1 – Nunca tome chás ou bebidas quentes em copos de plástico, apenas de vidro ou cerâmica, em último caso o de alumínio. Utensílios de plástico podem liberar Bisfenol A quando aquecidos, causando câncer e outras doenças, isso também vale para as mamadeiras.

2 – Não adoce os chás, esse tipo de ação pode atrapalhar os efeitos, além de ser extremamente desnecessário e contribuir para o vício em açúcar. Ironicamente, quanto menos açúcar em sua vida, mais doce ela será 😉

3 – Se você quer tomar o chá logo antes de relaxar, ponha um sachê em temperatura ambiente (ou levemente frio) em cada olho ou algodões umedecidos com um pouco do chá.

Comprar flor de Camomila para fazer chá

Leia também:

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>