Benefícios do óleo de coco

Publicado em: 12/01/2019

Os benefícios do óleo de coco são muitos. Ele atua internamente e externamente em nosso corpo, sendo usado no tratamento e prevenção de doenças. Também utilizado como produto de estética para cabelo e pele, deixando-os mais bonitos e saudáveis.

O óleo de coco é um dos alimentos mais versáteis do mundo! Sem exagero, serve para quase tudo!

Ele é rico em gorduras saudáveis, os chamados ácidos graxos de cadeia média ou MCFAs:

  • Ácido Caprílico
  • Ácido Láurico
  • Ácido Cáprico
Os benefícios do óleo de coco são muitos. Ele atua internamente e externamente em nosso corpo, sendo usando no tratamento e prevenção de doenças. Também usado como produto de estética para cabelo e pele, deixando-os mais bonitos e saudáveis.

Confira abaixo quais sãos os principais benefícios do óleo de coco para a nossa saúde:

Metabolismo

No óleo de coco tem triglicerídeos de cadeia média. Eles são absorvidos muito rápido, aumentando as calorias que você queima durante um treino, por exemplo. Essa é uma característica chamada termogênica.

Os triglicerídeos de cadeia média podem aumentar de modo significativo a taxa metabólica por um espaço de tempo, segundo estudos.

Saúde Bucal

O óleo de coco é um poderoso antibacteriano e antifúngico. Isso faz dele um ótimo aliado à saúde da boca, podendo neutralizar bactérias, como a Streptococcus mutans. Mas não só na boca, seu uso também pode auxiliar na limpeza e cicatrização de feridas no corpo.

A Streptococcus mutans, presente em nossa boca, causa doenças na gengiva, placa dentária e cáries.

Segundo pesquisas, o óleo de coco pode ser usado como enxaguante bucal, tendo a mesma eficiência no combate às bactérias da boca. Sendo muito bom no tratamento da gengivite e prevenção de cáries dentárias.

Há quem escove os dentes com o óleo de coco no lugar do creme dental, mas ainda não existe comprovação científica, até o momento, de que isso pode ser benéfico aos dentes ou se pode ser um aliado ao creme dental.

Saúde do cérebro

Os triglicerídeos de cadeia média são transformados em cetonas, uma substância que pode ser uma ótima fonte de energia para o cérebro, muito melhor que a glicose, a mais usada. A glicose é uma fonte de energia fácil de usar, mas que traz muitos problemas ao nosso organismo. Já a energia em forma de gordura boa, é uma fonte mais “limpa” e eficiente para o cérebro e todo o corpo.

Muitos estudos relatam o benefício do consumo do óleo de coco contra problemas relacionados ao cérebro, como epilepsia e doença de Alzheimer. Existem casos de regressão da doença de Alzheimer em seu estágio inicial pelo uso do óleo de coco.

Anti-inflamatório E Antibacteriano

Como dito um pouco atrás, ele também tem ação antibacteriana. Isso é muito bom para o sistema digestório, porque temos constantes invasões de bactérias nesse sistema, elas entram através dos alimentos contaminados e higiene deficiente.

Uma bactéria que causa muitos problemas no estômago é a Helicobacter pylori, também conhecida apenas como H. pylori, que além de causar muito desconforto estomacal, pode levar ao câncer de estômago, se não tratado. O óleo de coco pode ser usado contra a H. pylori por ter uma forte ação antibacteriana, e contra a bactéria intestinal Clostridium difficile; responsável por causar diarreia grave.

Ainda falando do intestino, ele auxilia a flora intestinal, melhorando as nossas bactérias boas e fazendo as coisas funcionarem muito bem no intestino. Isso traz muita saúde, muitos especialistas afirmam que o intestino é uma porta para muitas doenças, inclusive as que não são causadas por vírus ou bactérias, as doenças autoimunes. Quanto mais saudável um intestino, mais saúde e bem-estar se tem.

Reduz A Gordura Abdominal

Os benefícios do óleo de coco são muitos. Ele atua internamente e externamente em nosso corpo, sendo usando no tratamento e prevenção de doenças. Também usado como produto de estética para cabelo e pele, deixando-os mais bonitos e saudáveis.

Ajuda na redução da gordura na barriga, a gordura visceral, que está diretamente ligada a várias doenças, por exemplo, derrame cerebral, complicações cardíacas e diabetes tipo 2.

Em estudo, mulheres com dieta de restrição calórica tomaram 2 colheres de sopa de óleo de coco por dia. Elas tiveram uma diminuição significativa de medida abdominal.

Já os homens obesos perderam 2,54 cm de medida abdominal tomando 2 colheres de óleo de coco por dia, mantendo a alimentação normal de cada um.

Compre óleo de coco aqui

Limpeza Da Pele E Remoção De Maquiagem

O óleo de coco faz uma limpeza profunda na pele. Ele pode ser usado para retirar maquiagem de uma forma saudável e eficiente. Apenas use-o no lugar do removedor tradicional, isso trará mais saúde à sua pele porque ele é isento de substâncias tóxicas e nocivas que compõem os produtos cosméticos tradicionais.

Ele também pode ser usado para limpeza de pele. Passe-o em seu rosto alguns minutos antes de dormir, use no travesseiro uma fronha que possa sujar, o óleo vai fazer uma limpeza mais profunda em sua pele durante toda a noite. Você pode fazer isso em seu corpo para limpar e clarear a pele.

Óleo De Coco Para Os Cabelos

Assim como citado acima, você pode usar o óleo de coco no cabelo para deixá-lo mais bonito e saudável, umedecendo-os alguns minutos antes de dormir. Todas a impurezas do seu cabelo ficarão na fronha do travesseiro. É uma ótima dica de cuidados com os cabelos.

Confira um e-Book com 111 páginas ilustradas que ensina como fazer e como usar óleo de coco na prevenção males dos cabelos e eliminação de parasitas. Acesse o e-book.

   
Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>