Benefícios da água de alho

Publicado em: 01/12/2019

Já imaginou que um simples tempero pode ajudar você a combater infecções?

Alho. Benefícios da água de alho

O alho (Allium sativum) é um tempero muito popular no Brasil, usado para os mais diversos pratos, mas além disso, o alho é usado como remédio, um ensinamento dos mais antigos para combater doenças relacionadas ao sistema respiratório, como o resfriado.

Mas o alho vai muito além de tratar um resfriado, ele é um poderoso anti-inflamatório e antibiótico natural por conter substâncias ativas como a alicina — que combate alguns tipos de bactérias.

Para que serve a água de alho?

A água de alho serve contra a asma, pneumonia, bronquite, infecções, dor de garganta, problemas bucais como a afta, baixa o índice de glicêmico no sangue, artrite, purifica o sangue (ajudando a prevenir infarto e AVC), diminui o colesterol ruim e triglicérides, controla a hipertensão (pressão alta), aumenta o nível de testosterona, previne o câncer e é detox natural.

Tem mais depois do anúncio :)

Como aproveitar os benefícios do alho?

vários alhos

Para aproveitar todos os benefícios, você precisa consumi-lo cru. As principais substâncias ativas são perdidas com a alta temperatura, ou seja, com o cozimento.

Por isso é muito importante consumi-lo cru em forma de cápsulas (farmácia de manipulação), em forma de óleo, xarope, cru em saladas ou a água do alho. (comprar cápsulas de alho).

Como preparar a água de alho?

  1. Para 1 copo de água corte em pedaços pequenos (ou pequenas rodelas) meio dente de alho. É importante que o pique para a melhor extração das substâncias do alho.
  2. Coloque o alho picado dentro do copo com a água filtrada. Mexa um pouco e guarde na geladeira.
  3. Espere pelo menos 8 horas – sendo melhor fazer isso antes de dormir para tomar logo pela manhã.
  4. Depois de 8 horas, mexa novamente a água com uma colher. Você pode tomar meio copo ou todo o copo, como preferir.
  5. Esse alho picado pode ser reutilizado até 3 vezes, substitua depois disso.

Obs: caso tome meio copo, mastigue 1 ou 2 dos pedaços de alho, isso potencializará o efeito, mas é opcional.

Uma dica!

Use o alho com a casca em suas receitas. A casca do alho também é rica em substâncias importantes mesmo depois de cozida.

Vídeo do Dr. Dayan Siebra

Atenção: pessoas com hipoglicemia (baixa glicemia), hipotensão (pressão baixa) e que usam remédios para afinar o sangue, devem ter cautela com o uso de alho. Consulte o seu médico.



Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>