9 benefícios do alecrim à saúde

Publicado em: 12/01/2019

Conheça alguns dos principais benefícios do alecrim para a saúde!

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática localizada na região do Mediterrâneo. Mais encontrada em solo de origem calcária. Por causa do aroma característico, os romanos a chamavam de rosmarinus, que significa orvalho do mar em latim. São muitos os benefícios do alecrim, você vai conferir em nosso artigo.

O chá de alecrim é ótimo para quem deseja ter uma vida mais saudável. Tem sabor forte e muito característico, seu consumo regular traz muitos benefícios para a saúde.

9 benefícios do alecrim à saúde

Confira alguns dos principais benefícios do alecrim para a saúde:

Saúde bucal

Você pode fazer bochecho com o chá de alecrim para evitar aftas, mau hálito, gengivites. A erva tem poder antibacteriano e anti-inflamatório, isso auxilia na prevenção ou combate aos problemas na boca e garganta. Use o chá como um enxaguante bucal algumas vezes na semana.

Gases intestinais

Novamente, você pode usar o chá de alecrim para auxiliar no combate aos gases intestinais. Ele auxilia na expulsão desses gases presos além de prevenir a formação, podendo ser usado como um preventivo aos gases.

Reumatismo

O chá do alecrim pode ser usado em compressas a fim de aliviar dores de doenças como reumatismo ou tratar contusões. Coloque um pano umedecido com o chá de alecrim sobre o local dolorido. Também pode ser usado para limpeza de ferimentos.

Você pode gostar: Benefícios Da Água De Alho

Alecrim a favor da menstruação

O alecrim estimula a menstruação e ajuda a combater alguns dos incômodos trazidos pelo período menstrual, como a cólica. Faça o chá e tome-o antes e durante o período para aliviar os incômodos.

Tratamento contra a enxaqueca

O chá de alecrim é poderoso contra a enxaqueca. O ideal é que se faça uso constante da bebida para prevenir a enxaqueca. Também tome o chá quando sentir as dores de cabeça, isso vai ajudar no alívio da dor.

Uma dica para potencializar o chá é misturá-lo com algumas gotas de limão e folhas de hortelã.

Detox do fígado

Pode não parecer, mas o fígado é um dos órgãos que mais trabalha. Ele desempenha muitas funções importantes no corpo, como metabolizações e filtro de impurezas tóxicas no sangue. Um órgão que nos deixa “limpos” também precisa de uma autolimpeza para eliminar resíduos que podem complicar a nossa saúde lá na frente.

Diurético

O alecrim é diurético, isso significa que ele faz o seu corpo eliminar melhor as toxinas, algo que foi citado acima, fazendo-o um ótimo detox para o seu corpo.

Esse efeito também ajuda a eliminar líquidos retidos, auxiliando no emagrecimento. Isso acontece porque o alecrim tem minerais, como fósforo, cálcio, magnésio, potássio, sódio, que auxiliam no equilíbrio hídrico do corpo.

Quer aprender mais sobre saúde? Assine à Academia Lair Ribeiro!

Ação expectorante

Muito bom no combate e tratamento de doenças respiratórias, como gripe, resfriado, asma e tosse.

Antidepressivo

Até mesmo o aroma da erva pode ser usado para aliviar o estresse e sintomas da depressão. Sentir o cheiro do chá de alecrim pode relaxar e melhorar o humor. Isso é devido a um ácido presente na planta que pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer, segundo estudo da NLM (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos)

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais benefícios do alecrim:

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>