7 dicas para aliviar a TPM

Publicado em: 26/01/2019

A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um problema comum que acontece com as mulheres antes do período menstrual e até mesmo durante. O que acontece nesse período é um desequilíbrio hormonal onde a quantidade de estrogênio passa a ser excessiva em relação à progesterona.

Surgem vários sintomas, os mais comuns são: mal humor, cansaço, fácil estresse, dores de cabeça, nervosismo, e dores nos seios. Com uma boa alimentação e qualidade de vida é possível aliviar ou não ter a TPM com todos esses sintomas.

Vamos abordar agora algumas receitas para aliviar os sintomas da TPM.

Confira algumas receitas contra a TPM e alivie os sintomas para uma melhor qualidade de vida

Confira algumas dicas contra a TPM e alivie os sintomas para uma melhor qualidade de vida

Lipídeos

As gorduras que vão desequilibrar a produção hormonal são as poli-insaturadas, saturadas e hidrogenadas. Já os ácidos graxos vão fazer o contrário. Eles vão balancear a produção hormonal.

O ômega 3, que é um ácido graxo, é encontrado nos peixes como salmão, cavalinha e sardinha. O óleo de linhaça também faz parte desse grupo de gorduras boas. Você o encontra em cápsulas nas farmácias, também o ômega 3, mas procure um produto de qualidade, alguns podem ser compostos com outros óleos.

Compre Omega 3 online!

Atividades físicas

Faça exercícios físicos no mínimo 30 minutos por dia. Além de reduzir os níveis de estrogênio, os exercícios físicos são um ótimo antídoto para as alterações de humor, ajudando a liberar endorfina para aumentar o bem-estar.

Fitoterapia para TPM

O fruto do agnocasto é um excelente sedativo e antiespasmódico que ajuda a equilibrar os níveis hormonais. Aí vem a pergunta: que raios é agnocasto? Para não entrar muito em detalhes, vou resumir: agnocasto é uma planta medicinal muito utilizada para combater cólicas menstruais e que é facilmente encontrada em forma de cápsulas. Mas o que vou mostrar aqui é o uso em forma de chá. Basta fazer um chá do extrato do fruto. Seria uma colher de chá do extrato para uma quantidade de água que dê para ser dividida por 3. Assim você vai tomar esse chá 3 vezes ao dia.

Compre chá agnocasto de 100gr

Alimentos e equilíbrio hormonal

Como foi dito, nessa fase há um excesso de estrogênio. Se for possível dificultar essa produção excessiva, a coisa vai melhorar. Então comece a reduzir ou mesmo cortar alimentos que estimulam a produção do estrogênio. Esses alimentos são: cafeína (café, mate, coca-cola, etc), gorduras, carne vermelha, álcool e açúcar. Procure comer muitas frutas, alimentos ricos em fibras (aveia, linhaça, folhas, frutas e legumes com casca), legumes e verduras frescas, grãos integrais, sementes e castanhas.

Banho aromaterápico

Esse talvez seja um pouco mais complicado, pois nem todo o mundo tem uma banheira em casa. Mas, se você tem, faça o seguinte: misture na banheira 10 gotas de óleo essencial de lavanda e 5 gotas de óleo essencial de sálvia.

Uma vez misturados à água morna na banheira, fique em imersão por 20 minutos.

Chá de dente de leão

Trata-se de uma erva bem fácil de se encontrar em farmácias homeopáticas ou em casas de produtos naturais. Também atua na retenção de líquidos, pois funciona como diurético. Basta fazer um chá (o nome certo é infusão) com 1 colher de chá de folhas secas de dente-de-leão para 250ml de água fervendo. Mas não esqueça de tampar a xícara. Se você não tampar a xícara, os vapores levarão embora as substâncias benéficas da erva.

Comprar chá de dente de leão

Vitamina B6

Um dos grandes benefícios dessa vitamina é que ela atenua a retenção de líquidos, que é associada aos sintomas da TPM. A dose recomendada é de 50 a 100mg por dia, consulte um médico ou nutricionista para ajustar a dosagem à sua necessidade.

Comprar vitaminas do Complexo B

Lembre-se de ir periodicamente ao médico clínico e ginecologista.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>