3 Programas para acelerar o PC Windows

Publicado em: 28/03/2019

Enquanto estão novos, os computadores funcionam muito bem, até mesmo os mais fracos não travam, mas com o passar do tempo, eles armazenam muitos arquivos e criam registros que vão se acumulando e deixando-os mais lentos. É hora de baixar um otimizador e fazer uma limpeza no PC.

Particularmente, o Windows acumula muito lixo em seus registros, são arquivos de cache, relatórios de erros, partes de programas que já foram desinstalados e muito mais.

Além disso, ele é bagunceiro, isso mesmo, sabe aquele guarda-roupas ou biblioteca com tudo fora do lugar e que na hora de procurar algo, você gasta muito mais tempo para achar? Pois é, o Windows faz a mesma coisa com o HD do seu computador, chamamos isso de fragmentação, que é a desorganização dos dados o HD.

Como é tudo gravado de uma forma desorganizada, se o HD estiver cheio e muito fragmentado, o sistema leva mais tempo para achar cada arquivo de um programa para poder abri-lo, como se fosse um quebra-cabeça com peças espalhadas. O que pode ser feito é uma desfragmentação, que é a organização dos arquivos no HD para melhor acesso do sistema.

Existem muitos programas para acelerar e otimizar o PC, alguns são gratuitos, outros são pagos, mas dispõem de ferramentas grátis. Os que eu vou listar aqui, são os melhores do mercado, usados há muitos anos por muita gente, eu mesmo sou usuário e já estou familiarizado com cada um.

Os programas de limpeza são seguros de serem usados, mas para usuários mais leigos, é preciso ter um cuidado maior para não excluir registros ou históricos particularmente importantes. Tudo o que estes programas apagam, não afetam negativamente o sistema, não o danifica e nem mesmo deletam arquivos pessoais, como documentos, fotos, vídeos, etc. Apenas deletam arquivos temporários e inúteis.

3 melhores programas para acelerar e otimizar o PC + Bônus no final

1 – CCleaner

CCleaner. 5 melhores programas para acelerar e otimizar o PC

O CCleaner é um clássico das ferramentas de limpeza de sistema. Ele tem recursos muito importantes para a manutenção do computador. O primeiro é um limpador de arquivos desnecessários que vai apagar tudo o que o seu PC não precisa mais para liberar espaço no HD e melhorar a velocidade, já que o lixo sempre deixa-o mais lento.

Uma outra ferramenta muito útil é o otimizador de registro. Ele apaga todos os registros inválidos no sistema, normalmente de programas desinstalados ou de erros, isso pode dar um UP interessante na velocidade do PC, já que o registro é acessado sempre que um programa é executado, quanto mais erros lá, mais lento será esta execução porque o sistema vai ter que ler tudo.

Outros recursos estão agregadas ao CClean, mas esses são os principais e que vão ajudar você. Ele está disponível na versão gratuita e paga, mas a grátis já oferece o suficiente para manter o PC leve e limpo.

Buscar por vídeos de como usar o CCleaner

Baixar CCleaner grátis

2 – PrivaZer

Esse é um dos meus favoritos, porque ele tem uma limpeza muito profunda, talvez seja o mais completo e simples do mercado. É muito fácil de usar, basicamente você vai marcar o que quer limpar e colocá-lo para fazer o trabalho duro.

É totalmente seguro limpar tudo, pois não vai apagar arquivos pessoais, apenas históricos, caches, erros, registros inválidos, dados dos navegadores (aqui é interessante dar uma configurada, mas por padrão, ele vem configurado para não deletar senhas salvas no navegador, não se preocupe com isso).

Uma função muito legal, que também existe no CCleaner, é a limpeza de espaço livre, parece estranho limpar um espaço que já está livre, mas na verdade podem existir fragmentos de arquivos apagados (como uma alma) ou dados gravados pelo fabricante para testar o dispositivo. Essa é mais uma forma de liberar espaço no HD.

Entre todos aqui, o PrivaZer é o mais simples de se usar e, na minha opinião, o que tem limpeza mais completa na versão grátis — até por que não tem uma versão paga, apenas de doadores, mas que quase não traz recursos extras, muito pouca diferença, é apenas uma cortesia para doadores. Eu já doei e às vezes nem uso essa versão.

Tem a versão para instalação e a portátil, essa última funciona sem instalação e até mesmo no pen drive. (comprar pen drive)

PrivaZer. 3 melhores programas para acelerar e otimizar o PC

Buscar por vídeos de como usar o PrivaZer

Baixar PrivaZer grátis

3 – Advanced SystemCare Free

Esse é muito bom, mas o ponto fraco dele é que muitas ferramentas são pagas, ou seja, só estão disponíveis na versão Pro. Porém, ele é um programa muito simples e cheio de recursos, dá para fazer muitas coisas na versão Free, que é a referida aqui.

Ele tem um diferencial dos outros, um escaneador de spywares, eu não sei a eficiência dessa ferramenta hoje, mas há alguns anos era bem útil contra cookies e arquivos temporários maliciosos ou de rastreamento.

Os recursos são praticamente os mesmos dos seus concorrentes e é bem dividido, você sabe bem o que está fazendo. Na limpeza rápida, você tem algumas opções para deixar o computador limpo e otimizado, além da rede e conserto das brechas de segurança — mais um recurso contra seus concorrentes.

Advanced SystemCare Free. Programas para acelerar o PC Windows

O Advanced SystemCare tem ferramentas individuais, como se fossem pequenos programas dentro dele. Lá você vai encontrar: limpador de pastas vazias; acelerador de Internet; verificador de arquivos duplicados; limpador de atalhos inválidos; otimizador de RAM; limpeza de registro; programador de desligamento e outros

Além dos recursos já ditos, tem um Turbo (Game Booster) para melhorar o desempenho do PC para jogos ou trabalhos de alto desempenho. Assim como os outros listados, Advanced SystemCare está disponível em português do Brasil.

Mais um diferencial é que ele tem um monitor de desempenho que fica na área de trabalho e permite otimizar a memória RAM com apenas um clique. Além disso, é possível ver dados como: temperatura do processador (CPU), da placa mãe, da GPU e a rotação da FAN.

Vídeo de como usar o Advanced SystemCare

Baixar Advanced SystemCare Free

Bônus:

   
Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Decoração de Casa