Top 10 melhores livros de fantasia

Publicado em: 30/04/2019

Os livros de fantasia pertencem a um dos gêneros mais lidos do mundo. São grandes exemplares espalhados pelo mundo. Muitas obras viraram filmes de sucesso de bilheteria. Franquias épicas que ficarão por muitos anos na história da literatura e do cinema.

Então, eu resolvi separar 10 dos melhores e mais marcantes livros de fantasia. Eles não estão listados por ordem de qualidade, mas são obras incríveis que valem a pena ler. Se você é apaixonado por livros de fantasia, não deixe de ler todo o artigo. Quem sabe você começará uma nova leitura.

Confira os 10 melhores livros de fantasia!

os 10 melhores livros de fantasia - capas de todos os livros

1. O Nome do Vento

O Nome do Vento (em inglês: The Name of the Wind) é um livro de fantasia escrito pelo norte-americano Patrick Rothfuss, o primeiro da série intitulada A Crônica do Matador do Rei. Publicado no Brasil em 2009, pela Editora Arqueiro.

Em seu primeiro romance – ambientado em um mundo medieval alternativo – Rothfuss conta história de Kvothe, dono da hospedaria Marco do Percurso – que leva uma vida pacata, em um vilarejo sem grandes agitações. Até o dia em que salva a vida de um cronista durante o ataque noturno de “criaturas sombrias” e o abriga em sua hospedaria.

Conhecendo uma misteriosa história sobre Kvothe, o cronista se oferece para escrever uma biografia do estaleiro, que exige então três dias para contá-la e afirma que dirá “nada além da verdade”.

“O Nome Do Vento” corresponde ao primeiro dia desta narrativa, iniciando o leitor na trajetória do jovem Kvothe, um rapaz pertencente a trupe de artistas itinerantes Edema Ruh, que se envolve com um misterioso grupo chamado Chandriano, e passa a perseguir o mesmo tentando compreender a causa e os segredos envolvidos no assassinato.

Além disso, Kvothe narra o início de sua trajetória na Universidade, onde segue o seu sonho de se tornar um grande arcanista e grande nomeador, enquanto busca informações sobre o perigoso Chandriano, vivendo inúmeras aventuras paralelas.

Resenha do livro

Ver preço do livro

2. O Senhor dos Anéis

Livro O Senhor dos Anéis. os 10 melhores livros de fantasia

O Senhor dos Anéis (título original em inglês: The Lord of the Rings) é uma trilogia de livros de alta fantasia escrita pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien. A saga começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit, e logo se desenvolve numa história muito maior. Foi escrito entre 1937 e 1949, com muitas partes criadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Embora Tolkien tenha planejado realizá-lo em volume único, foi originalmente publicado em três volumes (The Fellowship of the Ring, The Two Towers e The Return of the King) entre 1954 e 1955, e foi assim, em três volumes, que se tornou popular. Desde então foi reimpresso várias vezes e foi traduzido para mais de 40 línguas, e vendeu mais 160 milhões de cópias, tornando-se um dos trabalhos mais populares da literatura do século XX.

Um Anel, é o elemento central da saga, ou estória de uma antiguidade remota da Inglaterra, onde em rúnico pode ler-se: “Um Anel para todos governar, Um Anel para encontrá-los, Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los”.

Palavras em contínuo tanto na parte de dentro do anel, como na parte externa do anel, isso se apresenta no início do livro, na apresentação da trilogia, no original em primeira edição em Inglês, onde os vilões pelo próprio porte do anel se auto – destroem, segundo o autor, inspirado na Bíblia.

Resenha do livro

Ver preço do livro

3. A Guerra dos Tronos

livro A Guerra dos Tronos

A Game of Thrones é o primeiro livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra. Lançado originalmente em 6 de agosto de 1996, o livro venceu o Prêmio Locus de 1997 e o Prêmio Nebula de 1998, tendo sido indicado também ao World Fantasy Award de 1997. A novela Blood of the Dragon, compreendendo os capítulos de Daenerys Targaryen do romance, venceu o Prêmio Hugo de 1997 para “Melhor Novela”.

O livro dá nome a vários itens derivados baseados na saga, incluindo jogos de cartas colecionáveis, jogos de tabuleiro e um Role-playing game (RPG). Uma série televisiva baseada em As Crônicas de Gelo e Fogo, intitulada Game of Thrones, estreou em 17 de abril de 2011 nos Estados Unidos.

Produzida pelo canal HBO, sua primeira temporada adapta o enredo de A Game of Thrones. No Brasil, a obra foi publicada pela editora LeYa em setembro de 2010 com o título A Guerra dos Tronos. Por sua extensão, em Portugal foi dividida em dois volumes, lançados em 2007 pela editora Saída de Emergência sob os títulos A Guerra dos Tronos e A Muralha de Gelo.

Resenha do livro

Ver preço do livro

4. O Hobbit

O Hobbit- livro

The Hobbit, or There and Back Again (publicado em Portugal como O Gnomo ou O Hobbit e, no Brasil, como O Hobbit ou Lá e de Volta Outra Vez ou simplesmente O Hobbit) é um livro infanto-juvenil de alta fantasia escrito pelo filólogo e professor britânico J. R. R. Tolkien.

Publicado originalmente em 21 de setembro de 1937, foi aclamado pela crítica, sendo nomeado à Medalha Carnegie e recebendo um prêmio do jornal norte-americano New York Herald Tribune de melhor ficção juvenil. O romance se mantém popular com o passar dos anos e é reconhecido como um clássico da literatura infantil.

Situado em um tempo “Entre o Alvorecer das Fadas e o Domínio dos Homens”, o livro segue a busca do hobbit caseiro Bilbo Bolseiro para conquistar uma parte do tesouro guardado pelo dragão Smaug. A jornada de Bilbo o leva de um ambiente rural alegre a um território mais sinistro.

A história é contada na forma de uma busca episódica, e a maioria dos capítulos apresenta uma criatura específica, ou um tipo de criatura, das “Terras Ermas” de Tolkien. Ao aceitar o lado desonroso, romântico, feérico e aventureiro de sua natureza e aplicar sua inteligência e senso comum, Bilbo ganha um novo nível de competência, maturidade e sabedoria.

A história atinge o seu clímax na Batalha dos Cinco Exércitos, onde muitos dos personagens e criaturas dos capítulos anteriores reemergem para se envolver no conflito.

Resenha do livro

Ver preço do livro

5. O Temor do Sábio

livro O Temor do Sábio. os 10 melhores livros de fantasia

The Wise Man’s Fear (O Medo do Homem Sábio, em Portugal, O Temor do Sábio do Brasil) é o segundo livro da saga The Kingkiller Chronicle, escrita por Patrick Rothfuss. Ele foi publicado em 1 de março de 2011 nos EUA e em 24 de novembro no Brasil, pela editora Arqueiro.

Resenha do livro

Ver preço do livro

6. Eragon

Livro Eragon

Eragon é o primeiro romance do Ciclo da Herança por Christopher Paolini. Foi originalmente publicado pelo próprio autor. Depois foi publicado pela editora Alfred A. Knopf Publishing, tornando-se a partir daí um best-seller. Até 2005, Eragon já havia vendido cerca de 4 milhões de exemplares, em 38 países mundialmente.

Embora tivesse concebido inicialmente as aventuras do Cavaleiro do Dragão Eragon em três volumes, o autor admitiu que, ao escrever aquele que seria o último volume, deu-se conta de que não conseguiria terminar a saga e responder a todas as questões deixadas nos dois primeiros títulos e, portanto, concluirá os passos do seu herói em mais um volume além do previsto e, assim, a Trilogia tornou-se o Ciclo da Herança.

Resenha do livro

Ver preço do livro

7. Jogos Vorazes

Livro Jogos Vorazes

The Hunger Games (Jogos Vorazes (título no Brasil) ou Os Jogos da Fome (título em Portugal)) é um livro de aventura, ação, distópico e pós-apocalíptico para jovens e adultos escrito pela norte-americana Suzanne Collins. O primeiro de uma trilogia que leva seu nome, foi originalmente publicado nos Estados Unidos em 14 de setembro de 2008 pela editora Scholastic, e lançado em Portugal e no Brasil, respectivamente, em 20 de outubro de 2009 pela Editorial Presença e 29 de maio de 2010 pela Rocco.

Narrado em primeira pessoa, o livro acompanha Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que vive em um país distópico chamado Panem – localizado onde estaria a América do Norte.

O país é dominado por uma metrópole tecnologicamente avançada chamada Capital, que realiza anualmente os Jogos Vorazes, para que as pessoas sempre se lembrem da revolta que aconteceu décadas atrás.

Os Jogos são um lembrete do poder da Capital: nesses Jogos, um garoto e uma garota, entre doze e dezoito anos, de cada um dos doze distritos do país são selecionados através de um sorteio chamado de “Colheita” para participar de uma batalha televisionada em uma arena na qual todos os tributos – como são chamados – devem lutar até a morte, onde apenas um sobreviverá e será o vitorioso.

Resenha do livro

Ver preço do livro

8. As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon. os 10 melhores livros de fantasia

As Brumas de Avalon (em inglês: The Mists of Avalon) é uma obra de 1979 da escritora estadunidense Marion Zimmer Bradley feita em quatro volumes. É ambientada durante a vida do lendário Rei Artur e seus cavaleiros e tem por escopo narrar a já conhecida lenda arturiana a partir de uma outra perspectiva.

Quem protagoniza a história, nesta versão, são as personagens femininas, tais como Guinevere, Morgana e Morgause, o que acabou resultando na reelaboração de todo o universo mítico da trama.

Outros personagens são apresentados aqui como títulos, como a Senhora do Lago e o Merlin da Bretanha, que nessa versão deixam de ser personagens específicos para ser os títulos político-religiosos da matriarca e do patriarca dos celtas pagãos.

Resenha do livro

Ver preço do livro

9. Elantris

livro Elantris

Elantris era conhecida como a cidade dos deuses. Nela, uma benção chamada Shaod transformava as pessoas em semideuses. Porém, há dez anos, as coisas começaram a mudar e a magia transformou Elantris em uma cidade amaldiçoada, onde as pessoas tocadas pela Shaod se transfiguravam em seres sem vida e sem sentidos próprios. A maldição os tornava mortos-vivos e a cidade tornou-se um cemitério de zumbis.

Resenha do livro

Ver preço do livro

10. A Mão Esquerda de Deus

Livro A Mão Esquerda de Deus

A Mão Esquerda de Deus (Brasil) ou O Braço Esquerdo de Deus (Portugal), em inglês: The Left Hand of God, é o primeiro livro da trilogia, escrito por Paul Hoffman (escritor inglês).

Habitado por meninos que foram levados para lá muito novos e geralmente contra a sua vontade, o Santuário dos Redentores é uma mistura de prisão, monastério e campo de treinamento militar. Lá, esses milhares de garotos são submetidos a uma sádica preparação para lutar contra hereges que vivem nas redondezas.

A intenção dos Lordes Redentores, os monges que cuidam do lugar, é fortalecer os internos tanto física quanto emocionalmente, preparando-os para uma monstruosa guerra entre o bem e o mal. Entre os jovens está Thomas Cale, um garoto de 14 ou 15 anos, que nada se lembra de sua vida antes do Santuário.

Treinado exaustivamente pelo Redentor Bosco, tanto na arte de lutar quanto na capacidade de planejar batalhas. Essas poderosas habilidades serão colocadas à prova quando ocorre um brutal assassinato entre os corredores labirínticos da prisão. Este evento dá início a uma perseguição desesperadora.

Finalmente fora dos muros do monastério, Cale, junto de Henri Embromador e Kleist, seus amigos no Santuário, conhecerão o mundo fora da prisão do Santuário e terão contato com sentimentos completamente novos como amizade, compaixão e o amor. Chegando a cidade de Memphis, o maior império do mundo, rapidamente fazem aliados valiosos e inimigos terríveis.

Com suas horrendas habilidades, Cale e seus amigos se tornam temidos e respeitados na cidade grande, mas a sombra da ameaça dos redentores se torna cada vez mais próxima.

Resenha do livro

Ver preço do livro

Enfim, esses são os livros de fantasia (e fantasia medieval) mais lidos e consagrados do mundo! Obrigado por ler até aqui. Veja mais artigos sobre livros:

   
Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Decoração de Casa