5 livros para quem está com depressão

Publicado em: 31/07/2019

Conheça os melhores livros para superar a depressão e a ansiedade

mulher triste com livro na mão. Conheça os melhores livros para superar a depressão e a ansiedade

A depressão vem crescendo muito nos últimos anos. A ansiedade é um fator de risco, pode ser um precursor silencioso. Mesmo com tanta evolução na medicina, comunicação, economia, transporte, a depressão parece crescer na mesma medida que tudo isso. Alguns livros podem ajudar no tratamento da depressão, é deles que vamos falar aqui.

Mesmo com tanta evolução que nos permite ganhar tempo e encurtar distâncias, parece que estamos cada vez mais atarefados e correndo contra o tempo, não é irônico? Na verdade, o que acontece é que temos mais possibilidades, então queremos fazer mais coisas.

É como quem tem um salário baixo e diz: se eu tivesse mais dinheiro, eu conseguiria pagar as minhas dívidas. Mas quando uma pessoa assim passa a ganhar mais dinheiro, ela continua cheia de dívidas. A razão é que ela consegue fazer dívidas ao mesmo ritmo que ganha mais dinheiro.

Foi um exemplo simples, mas eu quis dizer que quanto mais possibilidades nós temos, mais fazemos, mais queremos. Levando para a vida em geral, quanto mais facilidades nós temos, mais coisas nós queremos fazer para aproveitar o tempo e os recursos. O que nos leva à sobrecarga de tarefas, assim como nos leva ao endividamento por ter mais dinheiro disponível para gastar.

Tem mais depois do anúncio =)

Uma outra razão da pressão que nos leva à ansiedade é sobre “ser alguém na vida”, ganhar dinheiro, ter um bom negócio, ter uma boa casa, um bom carro, fazer uma boa faculdade, casar, ter uma família e mais outras coisas. Tudo isso é injetado pela sociedade e pela família. Sempre temos que seguir um padrão para nos sentirmos dentro da normalidade.

Mas cada um de nós tem um ritmo, habilidades e sonhos diferentes, até mesmo modos distintos de chegar onde queremos. Pessoas de sucesso não ligam para os padrões e o que os outros pensam, elas precisam pensar fora da caixa, elas precisam inovar e mudar conceitos para evoluírem, criar coisas novas, caminhos novos, que ninguém pensou antes.

E aí, vamos conhecer alguns ótimos livros para superar a depressão e a ansiedade?

1 – O demônio do meio-dia: uma anatomia da depressão

Livro O Demônio do Meio-dia: uma Anatomia da Depressão. Capa

Lançado em 2000, O demônio do meio-dia continua sendo uma referência sobre a depressão, para leigos e especialistas. Com rara humanidade, sabedoria e erudição, o premiado autor Andrew Solomon convida o leitor a uma jornada sem precedentes pelos meandros de um dos temas mais espinhosos e complexos de nossos dias.

Entremeando o relato de sua própria batalha contra a doença com o depoimento de vítimas da depressão e a opinião de especialistas, Solomon desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve as medicações disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações demográficas (sejam crianças, homossexuais ou os habitantes da Groenlândia).

No epílogo inédito escrito exclusivamente para a reedição brasileira, conhecemos o que aconteceu com Solomon, com os entrevistados e com os tratamentos da depressão desde a publicação de O demônio do meio-dia. A inteligência, a curiosidade e a empatia do autor nos permitem conhecer não só as doenças mentais, mas a profundidade da experiência humana. Uma obra monumental.

Andrew Solomon

Ver preço do livro

Resenha do livro (vídeo)

2 – Depois a louca sou eu

Depois a Louca Sou Eu. Livro, Capa.

Com humor e escracho, Tati Bernardi relembra histórias de pânico, amor e tarja-preta. Em Depois a louca sou eu, Tati Bernardi escreve sobre a ansiedade com um estilo escrachado, ágil, inteligente e confessional.

As crises de pânico, a mania de organização, os remédios tarja-preta e os efeitos da ansiedade em sua vida aparecem sob o filtro de uma cabeça fervilhante de pensamentos, mãos trêmulas, falta de ar e, sobretudo, humor.

Tati consegue falar de um tema complicado, provocar gargalhadas e ainda manter o pacto de seriedade com o leitor. A capacidade de rir de si mesma confere a tudo isso distância, graça e humanidade. Depois a louca sou eu é a entrada em cena de uma escritora que ombreia com os melhores da nova literatura brasileira.

Tati Bernardi

Ver preço do livro

Tem mais depois do anúncio =)

Resenha do livro (vídeo)

3 – Pressa de ser feliz: crônicas de um ansioso

Livro Pressa de ser feliz: crônicas de um ansioso. Capa

Textos inéditos do autor do blog Neologismo: o cotidiano de alguém que sabe ser feliz apesar da ansiedade.

Matheus Rocha, autor do blog Neologismo, gosta de falar sobre a vida. E a vida tem dessas coisas: paixões, relacionamentos desencontrados e amores que marcam o coração. Ele acha, de verdade, que esse mundo pode ser um lugar bem legal pra se viver, e sonha em abraçar as pessoas por meio de suas palavras.

Em Pressa de ser feliz, reuniu crônicas do cotidiano de um ansioso. É a experiência de alguém que, como todo mundo, aprende pouco a pouco a lidar com as loucuras da vida e com a urgência da felicidade.

Matheus Rocha

Ver preço do livro

Resenha do livro com o autor

4 – Philia: derrote a depressão, a ansiedade, o medo e outros problemas

Livro Philia: Derrote a depressão, a ansiedade, o medo e outros problemas aplicando o Philia em todas as áreas de sua vida

Após o sucesso de Ágape e Kairós, com mais de 12 milhões de exemplares vendidos, Philia, com tiragem inicial de 500 mil exemplares, é baseado na experiência pessoal do Padre para derrotar a depressão, destacando a importância do amor fraterno para superar males contemporâneos.

Philia é o amor dos pais por seus filhos, o amor entre irmãos, entre amigos. São 14 capítulos que buscam curar os males da alma: depressão, ansiedade, tristeza, pessimismo, medo, remorso, vício, desemprego, maledicência, inveja, ciúme, ira, ingratidão e autoimagem.

Padre Marcelo trata as questões de forma simples e direta, com exemplos práticos e orações, apresentando caminhos de esperança e superação através do amor fraternal.

Padre Marcelo Rossi

Ver preço do livro

Vídeo sobre o livro

5 – O lado bom da vida

Livro O Lado Bom da Vida. Depressão e ansiedade

Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um “tempo separados”.

Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que “é melhor ser gentil que ter razão” e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.

Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.

Matthew Quick

Ver preço do livro

Resenha do livro

Você conferiu alguns dos melhores livros sobre depressão e ansiedade. Existem muitos livros ótimos sobre esse tema, mas eu quis destacar estas fantásticas obras que podem ajudá-lo(a) a sair da depressão e controlar a ansiedade.

Siga o G+ Blog no Twitter. Obrigado!

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>