O milagre da manhã – Como ter um dia mais produtivo

Publicado em: 22/05/2019

É fato que nos últimos anos nós estamos dormindo cada vez mais tarde. Com a chegada da energia elétrica, as pessoas passaram a fazer, à noite, coisas que não podiam antes por causa da escuridão, logicamente.

É muito mais fácil sair por aí à noite e fazer qualquer coisa que for possível, porque estão todos acordados e tudo funciona normalmente.

Tá, tudo bem, tudo isso é ótimo, mas por que estou falando sobre isso? Acho que você já imagina onde eu quero chegar. Com o avanço da tecnologia, surgiram todos os aparelhos de entretenimento que já existiram e que existem hoje.

Com iluminação e distrações incríveis que nos possibilitam assistir filmes, jogar e até falar com pessoas que estão a quilômetros de distância. São as coisas que mais nos tiram do ciclo natural do sono.

Tem mais depois do anúncio =)

mulher tomando café na janela olhando a bela vista de arvores. O milagre da manhã - Como ter um dia mais produtivo

Mas por que estou falando do sono? É muito simples, para você acordar bem e disposto a encarar a vida, é preciso dormir bem. É uma coisa tão lógica que nem levamos em consideração, simplesmente queremos usar eletrônicos até tarde e acordar pulando de energia logo pela manhã.

Apesar da noite anterior pesar muito na manhã, a forma como você acorda e se comporta logo de manhã determina como será todo o seu dia. Você já deve ter ouvido a seguinte frase: “o café da manhã é a refeição mais importante do dia”. Você já parou para pensar na profundidade disso?

Bom, então vamos pensar um pouco. Por que a refeição mais importante é o café da manhã? Será que isso é verdadeiro e literal? Pense em mais uma frase: “a primeira impressão é a que fica”. Você consegue ver a relação entre as duas frases? Pense um pouco na ideia central delas.

Eu vou dizer qual é a relação entre as duas frases acima. É que a primeira coisa que acontece, reflete diretamente no restante. O que você faz no início, vai refletir no restante do período. O que eu quero dizer com isso é que o que você faz pela manhã e como acorda, vai ser influenciador de tudo o que você fizer durante todo o dia.

Sentimentos, como irritabilidade, ansiedade, falta de concentração, paranoia, cansaço sem motivo aparente, mau humor, baixo desempenho mental e físico, pânicos, depressão e outras sensações são sentidas por quem dorme mal e começa o dia da forma errada.

Pintura de mulher confusa.

E como eu começo o dia da forma certa?

A primeira coisa já foi dita lá atrás: não dormir tarde. Isso já ajuda muito, porque dormir depois da meia noite nos faz ter uma baixa de Serotonina, um hormônio importante para o nosso sistema nervoso. É um neurotransmissor que, em baixos índices, pode trazer prejuízos, como a depressão, solidão e todos os tipos de ansiedades.

Tem mais depois do anúncio =)

Além disso, a serotonina é tida como um dos hormônios da felicidade, ou seja, nem preciso falar mais nada sobre ela, né?

Eu sei, dormir tarde é um vício

Não é nada fácil deixar de fazer isso nos dias de hoje. Mas é totalmente possível, isso é tudo o que você precisa saber, vá e faça. Eu sei que você pode ter pensado: que estupidez. Mas, às vezes, procuramos fórmulas mágicas para coisas simples da vida, com isso, nós procrastinamos à espera de algum segredo que será revelado e nos trará tudo fácil. Mas é claro que eu tenho algumas dicas que podem ajudar muito.

Use aparelhos eletrônicos até 2 horas antes de ir dormir

Além de nos distrair e evitar que tomemos a iniciativa de ir dormir, eles influenciam diretamente na química do cérebro por meio da emissão de luz azul violeta.

Essa luz vai mandar, ao cérebro, a mensagem de que não devemos dormir e ainda irritar muito os olhos se forem expostos por longas horas. Há estudos que dizem que isso pode trazer problemas na visão, como catarata e degeneração macular. (Filtro de luz azul para proteger os olhos).

Evite café à noite

Não tome café ou bebidas cafeinadas (refrigerante, chá mate, café descafeinado*…) depois das 18h, elas podem atrapalhar o sono, mesmo que você diga que dorme normalmente, na verdade, o seu sistema nervoso não consegue relaxar, então você dorme mas não descansa de verdade, não tem um sono profundo e reparador.

(*) O café descafeinado pode conter uma pequena quantidade de cafeína, talvez 2%, é pouco, mas não é apenas por isso, é que ele sofre reações químicas com solventes na indústria, resíduos dessas substâncias podem ficar no produto e trazer problemas à saúde.

Evite fazer atividades físicas durante a noite

O nosso corpo precisa acelerar pela manhã e desacelerar durante a noite. Fazer exercícios à noite pode fazer o organismo liberar adrenalina e dificultar um sono de qualidade. Prefira atividades mais tranquilas como ler um livro, preparar algo saudável para comer, conversar, escrever, alongar, meditar, ouvir músicas…

Não coma alimentos de difícil digestão

Dormir com o estômago cheio não é uma boa ideia. Além de causar azia e refluxo, pode atrapalhar o sono, já que o seu corpo vai trabalhar na digestão e não na recuperação de todo o sistema. Alimentos mais leves são digeridos rapidamente.

Prefira comer frutas, legumes, raízes, verduras, cereais, ovos, etc. Evitando carnes, bebidas alcoólicas, pão, bolo e guloseimas, massas em geral, macarrão instantâneo, comidas de micro-ondas, etc.

Então, vamos falar do milagre da manhã

girassol lindo. O milagre da manhã - Como ter um dia mais produtivo
Imagem de Mircea Ploscar por Pixabay

Lembra que eu falei que o nosso corpo deve acelerar no início do dia e desacelerar no final? Essa simples verdade pode mudar muita coisa em sua vida. Nós fomos criados para trabalhar com a luz do sol e descansar com a lua. Você consegue entender isso? O nosso corpo tem melhor desempenho se usarmos o dia para trabalhar e a noite para descansar ou fazer tarefas mais simples.

Livro O Milagre da Manhã

O Milagre da Manhã
A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal Elrod

Tente lembrar das pessoas que vivem no interior, bem afastados da capital, elas acordam bem cedinho, ao cantar do galo, logo quando o dia começa a clarear, por volta das 4h da manhã a depender da região. E quando elas se recolhem para suas casas depois do trabalho no campo? Logo após o pôr do sol, começou a escurecer, já estão todos dentro de casa.

Claro que você vai dizer que nós não vivemos assim, que isso é outra realidade, etc. Mas pense um pouco, o que mudou? O ser humano ou objetos em volta?

O ser humano não mudou, aquelas pessoas são como nós, o que mudaram foram os hábitos. É claro que não precisamos ser radicais, mas o exemplo é para chamar você à sua raiz, e olhe que eu teria exemplos bem mais grosseiros e antigos.

O que devemos aprender aqui é que não podemos nos afastar tanto do que somos de verdade, que temos que parar e analisar o nosso comportamento e seus frutos. Não podemos fazer tudo o que queremos e ficar tudo bem, tudo tem seu preço. Toda facilidade vai cobrar um preço lá na frente. Os maus hábitos também são assim e o de não respeitar o ciclo de sono não é diferente.

Então, vamos lá. Você se conscientizou e começou a dormir um pouco mais cedo, seguiu tudo direitinho dessa parte. O que fazer pela manhã para começar o dia bem? Antes de responder, quero dizer que você não precisa fazer tudo aqui listado, mas pode aderir a algumas práticas e ir encaixando ao longo dos dias. Agora vamos às dicas.

Não use despertador

Isso mesmo, você precisa aprender a acordar na hora certa, assim como dormir na hora certa. Se você manter uma consistência no horário de dormir, vai sempre acordar no mesmo horário depois de alguns dias repetindo o processo.

Você pode usar o despertador apenas para não perder o horário de um compromisso pela manhã no início da sua tentativa de mudança, mas tente desapegar dele, vou explicar o porquê.

O despertador te acorda no horário que você quer e não no horário que o seu corpo precisa. Confuso? Bem, existe uma coisa chamada ciclo/fases do sono.

Quando você dorme, em determinados períodos, o seu organismo cai em sono profundo, se você acordar em um desses períodos, a coisa fica complicada, você vira um zumbi. É como se você estivesse com aquele delicioso sorvete de chocolate, saboreando-o e uma pessoa batesse a mão e o derrubasse, não seria péssimo? (risos).

Então, é mais ou menos o que o seu corpo vai sentir, no momento em que ele está ali em uma situação gostosinha de sono profundo e reparador, o despertador começa a berrar em seu ouvido.

A chance de você acordar de mau humor aumenta muito. Por isso, acordar naturalmente é MUITO melhor, ainda mais se dormiu cedo e secretou Serotonina.

Mulher dormindo na cama

Levante-se imediatamente

Ficar na cama depois de acordar, vai dar preguiça, mesmo se você teve uma boa noite de sono. Olhar o celular na cama depois de acordar é impensável (toquei na ferida, né? :D). Cuide de você primeiro, as próximas dicas serão baseadas nisso.

Vá ao banheiro

O normal é que você, depois de uma noite restauradora, vá ao banheiro para excretar tudo de ruim que foi varrido durante a noite. Então urinar e evacuar logo pela manhã é um objetivo que você deve ter.

Eu entendo que algumas pessoas têm dificuldade para tal, mas busque informações ou especialistas para ajudá-lo(a) com isso, de preferência de forma natural. Consuma mais fibras, as folhas e a casca dos alimentos são ricas em fibras. (Suplemento de fibras).

Eliminar toxinas logo pela manhã, faz o seu corpo trabalhar melhor durante o dia todo. Pense como uma troca de óleo do motor, tira-se o velho e se coloca o novo. Algo semelhante acontece conosco e você vai entender mais na próxima dica.

Tome água

Tomar água logo depois que acordar é fundamental, você passou pelo menos 8 horas sem hidratação e eventualmente vai/foi ao banheiro e perdeu mais água.

Tomar água gelada pela manhã pode ajudar na ida ao banheiro e a despertar o corpo. Além disso, tenho uma dica ótima: esprema 1 limão em 1 copo de água e tome isso logo de manhã. A bebida age como um isotônico natural que vai dar energia ao seu corpo e a eliminar toxinas, agindo como um detox. (5 sucos de couve para desintoxicar e perder peso).

Banho frio

O terror de muitos. O banho frio tem tantos benefícios que eu teria que fazer alguns capítulos só para ele. Mas vou focar nos principais.

O banho frio logo pela manhã vai despertar o seu corpo, fazê-lo acelerar o metabolismo, acordar de verdade. Isso ajuda até a emagrecer, também auxilia no tratamento de pessoas com depressão, isso já foi comprovado com testes científicos.

O banho frio/gelado deve ser adotado, mesmo que n seja pela manhã, pode ser à noite também.

Faça exercícios e/ou alongamento

Agora, você deve estar pensando que eu pirei. Exercícios de manhã? Logo depois da preguicinha ao acordar? Mas use o banho frio antes e depois, se desejar.

Exercícios ajudam a ativar o corpo, além de ser saudável, como todo o mundo já está cansado de saber. 10 ou 20 minutinhos de exercícios são o suficiente.

Pode fazer o que quiser, desde caminhada, correr, polichinelos, etc. Na Internet tem muitas dicas sobre isso. O alongamento é importante antes e depois do exercício. Mas também pode fazer apenas ele. (Ver vídeo de exercícios)

Silêncio e meditação

O silêncio pela manhã vai evitar estresse logo quando o seu corpo está voltando a funcionar. A meditação é um assunto que pode não ser levado em conta por algumas pessoas. Mas desapegue-se do esteriótipo da palavra, não pense em monges ou no Budismo.

A meditação que eu recomendo é simplesmente se acomodar em um lugar, fechar os olhos, prestar atenção na respiração e fazê-la de forma consciente, pensar nas coisas boas que podem acontecer em seu dia, criar um dia perfeito em sua mente, projetar todos os seus desejos naquele dia, imaginando que cada ação sua trará os seus sonhos cada vez mais perto.

Visualize tudo, pode criar uma historinha em sua mente, ela guardará tudo e isso vai ajudar no futuro próximo.

Eu sei que tudo isso pode parecer bobagem, mas meditar já é uma prática estudada e que já trouxe resultados em estudos científicos. Você pode buscar por mais informações na Internet e conhecer mais sobre a prática.

Alimentação

Agora sim, o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Já sabemos por que isso é verdade, o início influencia todo o período. Então, fazer uma refeição saudável e SEM PRESSA é muito importante, não só pela manhã, claro.

A alimentação matinal deve ter pouco açúcar. Praticamente a mesma regra da noite. Prefira frutas, ovos, leite e derivados. Tente aprender receitas de massas sem farinha branca. (Receitas sem farinha branca).

(Receitas saudáveis)

salada crua. tomate, repolho roxo, couve e pepino, cortados.

Autoafirmação e visualização

Mais uma prática discriminada por muitos, assim como a meditação. As pessoas não acreditam no poder da mente, acham que tudo é físico, que a mentalidade não tem nada a ver, mas sabe de uma coisa? Ela tem tudo a ver!

É dela que surge tudo o que existe, primeiro se pensou, depois se fez. A autoafirmação é simplesmente falar para você mesmo o que você é. Você pode fazer isso em frente ao espelho, dizendo palavras de incentivo, como faria com um amigo que ama. Também pode falar enquanto faz outra atividade.

Além disso, a autoafirmação pode ser útil em momentos de dificuldade. Você pode repetir para você mesmo que não tem medo de algo, ou pode falar que vai conseguir fazer tal coisa.

Parece bobagem, mas realmente o seu cérebro acredita se você ficar repetindo uma coisa. Sabe aquela frase: “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”? Pois é, é mais ou menos isso que acontece.

Ah, isso também vale para terceiros, se você ficar falando palavras de efeito para alguém, é capaz de conseguir com que algo aconteça. Então, levante a bola dos seus amigos para eles se sentirem mais confiantes!

Ler

Tire de 5 a 10 minutos para ler alguns capítulos de um livro, principalmente se ajudar você no desenvolvimento pessoal, até mesmo a Bíblia pode ser incluída nisso. Isso pode ser um combustível diário. É muito melhor do que ver notícias trágicas ou fúteis logo no início do dia.

Bom, acho que está bom até aqui. Você pode conhecer mais sobre o milagre da manhã lendo o livro com esse mesmo título, escrito por Hal Elrod. Muitas dessas dicas são praticadas por pessoas de sucesso e não à toa.

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>