Qual a função da ponteira de escapamento? Tire suas dúvidas

Publicado em: 14/10/2019

O brasileiro é apaixonado por carro e a ponteira é o ponta pé inicial para personalização do veículo

ponteira de escapamento mercedes bens
Imagem: Pixabay

Para os apaixonados por carros personalizados, a ponteira do escapamento é um dos itens obrigatórios na hora de modificar o ronco original do veículo. Mas não é só esse o motivo dessa alteração, mais do que estética, a ponteira irá fazer uma grande diferença no desempenho de um automóvel “tunado”.

O sistema de escapamento é um dos mais importantes para o funcionamento do veículo. A fixação com problemas ou de forma incorreta acaba causando prejuízos graves ao motor e aumenta o consumo de combustível consideravelmente. Sabe aquele ronco estranho? Isso também pode ser causado por problemas nesse sistema!

A ponteira fica localizada na base externa do escapamento, sendo a principal responsável pelo estilo mais arrojado e esportivo do carro. Ela altera não somente o som emitido pelo cano de escape, quanto o visual daquele seu Hb20 estilizado.

Quer saber mais sobre esse acessório e tirar as dúvidas sobre o funcionamento correto dessa peça? Chegou ao post certo! Vamos explicar como funciona, quais os modelos mais procurados no mercado e outros detalhes sobre a ponteira! Preparado? Confira os detalhes a seguir!

O que é a ponteira do escapamento?

É a parte externa que fica acoplada no sistema de escapamento do seu carro. Os modelos mais arrojados contam com design diferenciado e esportivo que trazem um estilo completamente diferente quando substituem o conjunto original de fábrica.

A ponteira evidência o escapamento tornando o acessório mais robusto e imponente, não só no visual quanto no som produzido pelo ronco do motor. São diferentes os modelos que estão disponíveis no mercado, eles variam do escapamento simples ao duplo, de bocal chanfrado, oval e até mesmo redondo. Basta escolher o estilo que mais combina com o seu gosto e começar a estilizar o carro!

Para que serve a ponteira do escapamento

Essa pode ser considerada uma das maiores dúvidas de proprietários de veículos que não tem tanta experiência em estilização veicular. Ao pegar um Onix usado, por exemplo, o primeiro passo para remodelar o carro pode ser pela ponteira.

Mas para que serve esse acessório? Normalmente esse é o primeiro ponto do carro em que o proprietário começa a substituição de peças. A ponteira traz além de estilo para o conjunto de escapamento esportivo, um ronco diferenciado, dependendo do modelo que está sendo utilizado.

Tipos de ponteiras disponíveis no mercado

ponteira de escapamento
Imagem: Pixabay

São quatro os diferentes modelos de ponteiras de escapamento que estão disponíveis no mercado. Conheças as diferenças e funcionalidades:

Ponteira automotiva

É um acessório acoplado na saída do escapamento que promove o aumento da vida útil do sistema e dificulta a oxidação das peças. Com isso, a ponteira traz mais durabilidade para todo o conjunto de peças que formam o escapamento.

Ponteira universal

É o modelo de ponteira que pode ser instalado em qualquer tipo de automóvel, seja ele nacional ou importado, independente do ano de fabricação, marca e modelo do veículo. Essa ponteira pode ser retirada de um carro e instalada em outra, precisando o proprietário apenas ficar atento com os cuidados e manutenção da peça.

Ponteira esportiva

Esses modelos são mais utilizados pelos proprietários que querem alterar o visual do veículo, trazendo um estilo mais esportivo para o design do carro. Esse acessório também protege o para-choque durante o uso prolongado do veículo. A ponteira evita que o calor promovido pelo cano de escape queime o para-choque e danifique a peça.

Ponteira dupla

A função dessa ponteira é a mesma que as demais, no entanto conta com duas saídas de ar, que altera consideravelmente o ronco do carro promovido pelo cano de escape. A ponteira dupla também deixa o carro com o estilo ainda mais robusto e esportivo, por isso é tão adorada pelos proprietários que estão personalizando o veículo.

Entenda como instalar uma ponteira no escapamento

Por ser um dos acessórios de mais fácil instalação e mais barato na hora de começar a estilizar o carro, via de regra os proprietários começam as substituições pela ponteira. É possível encontrar vários carros à venda em São Paulo, por exemplo, que já contam com o acessório.

Para instalar a ponteira, basta remover a original que está acoplada no cano de escape e inserir a nova. As ponteiras são fabricadas em aço inox, que aumenta a vida útil da peça e diminui a corrosão causada pelos gases que passam pelo sistema.

Não esqueça de observar os furos do cano de escape na hora da instalação da ponteira, é preciso fazer um ajuste bem apertado dos parafusos que fixam a peça no escapamento com a utilização de uma chave do tipo “allen”, mas não se preocupe, geralmente essa chave vem com a ponteira na hora da compra.

Feito isso a sua nova ponteira já está instalada e pronta para o uso. Não tente trocar ou limpar a peça depois da utilização do veículo, a ponteira pode estar quente e provocar uma grave queimadura.

Cuidados e manutenção com a ponteira e escapamento

Outro fator que leva os apaixonados por carro a fazer alterações na ponteira do cano de escape é a fácil manutenção do acessório. É recomendado que a cada lavagem do veiculo a peça seja retirada para os cuidados adequados.

Para evitar o acúmulo de sujeira, lave a peça com água e sabão neutro, utilize uma bucha macia para evitar arranhões. Caso haja pontos de corrosão ou apresente pontos amarelados, o ideal é fazer um polimento leve para manter a cor e o brilho do acessório.

Para quem quer deixar o carro cada vez mais esportivo, mas está com pouco dinheiro, essa pode ser uma peça inicial para deixar o veículo com design esportivo e arrojado, já que é dos acessórios mais baratos na linha dos carros “tunados”.

Que tal, gostou deste post sobre a ponteira do escapamento? Então que tal aproveitar a visita em nosso blog para compartilhar este texto com os seus amigos usando as suas redes sociais e ajudar os apaixonados por carro a estilizar os seus veículos!

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>