Benefícios de comer o pepino com a casca

Publicado em: 26/11/2019

Você come o pepino com a casca? Confira os benefícios deste fruto à sua saúde.

O pepino contém poucas calorias (16 calorias por cada 100 gramas de pepino com casca) e um valor nutricional muito grande, além do nível de água, sendo considerado o alimento sólido com o maior teor de água (cerca de 95%).

Além disso, o pepino possui muitas vitaminas e minerais que são muito importantes para o nosso corpo.

Vitaminas no pepino com a casca

  • Vitamina K;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B5;
  • Vitamina B7;
  • Vitamina C;
  • Vitamina A.

Minerais no pepino com casca

  • Molibdênio;
  • Potássio;
  • Cobre;
  • Magnésio;
  • Manganês;
  • Fósforo;
  • Sílica.

Além das vitaminas e minerais, o pepino é rico em fibras quando consumido com a casca. As fibras ajudam o organismo a não absorver uma quantidade muito grande de gordura e açúcar dos alimentos, fazendo a liberação lenta do açúcar e evitando picos de glicemia no sangue.

Além disso, as fibras auxiliam na digestão com o bolo alimentar e no processo final da digestão – a formação da massa fecal. Também tem ação detox por ser rico em fibras, água, minerais e algumas substâncias próprias.

Pepinos

As variedades do pepino no Brasil

Pepino Japonês

Esta variedade são os mais alongados e finos. A casca apresenta reentrâncias e tem coloração verde-escuro e brilhante.

Pepino Aodai

Estes possuem casca lisa e são verde-escuro.

Pepino Caipira

Talvez o mais comum em algumas regiões do Brasil. Com uma casca lisa e de coloração verde-claro com estrias brancas ou amareladas.

Salada de pepino

O pepino é anti-inflamatório

Ele inibe a produção excessiva de óxido nítrico e cicloxigenase 2, que agravam as inflamações do corpo.

O pepino ajuda no emagrecimento

Por possuir muito pouca caloria e muita água, o pepino ajuda na dieta de emagrecimento. Ele pode ser consumido em saladas cruas, adicionado a uma receita ou até mesmo em forma de suco (ou sucos detox).

O pepino ajuda a fortalecer os ossos

Como possui a vitamina K, o pepino deve ser consumido por todos, desde a infância (onde os ossos estão sendo desenvolvidos) até para idosos, que precisam da manutenção dos ossos, esta vitamina ajuda na absorção do cálcio para os ossos, fazendo com que ele (cálcio) não fique vagando pelo corpo e prejudicando vasos sanguíneos e rins.

Auxilia na saúde do coração

Por conter potássio, que é um vasodilatador que evita o estreitamento das artérias, e conta com a ajuda do magnésio para controlar a pressão arterial.

O pepino é um diurético natural

O que também o torna detox, eliminando toxinas do corpo através da urina (mas lembre-se de manter a ingestão de água acima de 1 litro e meio se não tem problemas renais).

E mais outros benefícios como a saúde e beleza da pele; auxiliar na diabetes; previne dores de cabeça; auxilia na prevenção e combate ao câncer de mama, ovário, útero e próstata; por ser rico em fibras, previne e combate a prisão de ventre; ajuda a regular a pressão arterial por conter magnésio e potássio.

É muito importante que você consuma o pepino com casca, principalmente em forma de salada ou em receitas, para que venha a se beneficiar com as fibras e nutrientes presentes nela e assim ter uma super saúde!



Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: