Filtro de luz azul para proteger os olhos (celular e PC)

Publicado em: 04/05/2019

Você usa o celular à noite antes de dormir? Saiba quais são os riscos que isso pode ocasionar à sua saúde visual e cerebral, além da saúde geral do corpo. Mas calma, existem aplicativos de filtro de luz azul que minimizam os danos, isso você vai conferir mais a diante.

Os aparelhos com tela emitem muitos fechos de luz em ondas de cores. São cores mais quentes e mais frias, como uma escala mesmo. As cores podem influenciar tanto em nossa vida que existe até uma terapia baseada nelas, a cromoterapia.

Se você usa o celular ou computador antes de dormir, pode sofrer de insônia e ter um sono de baixa qualidade, não reparador. Além disso, pode aumenta as chances de ter depressão, ansiedade e pressão alta.

Por que tudo isso acontece?

Bem, o problema é a luz emitida pelas telas dos aparelhos, a luz azul, que estimula o cérebro a ficar ativo como se fosse dia, diminuindo o sono e desregulando o relógio biológico. Com isso, você vai dormir cada vez mais tarde e com péssima qualidade, acordando pior do que quando foi dormir.

Você pode até dizer que isso não tira o seu sono, mas inconscientemente o seu corpo vai criando uma resistência para dormir mais cedo, e não só isso, mas um sono de má qualidade que é algo que pode não aparentar, apenas se pode diagnosticar com um exame chamado polissonografia.

Quais aparelhos emitem a luz azul?

Aparelhos eletrônicos. notebook, computador, celular, tablet

Bom, todos os que têm tela ou emitem luz. Sim, computador, notebook, celular, tablet, relógio inteligente, TV, grandes telas e até mesmo lâmpadas florescentes.

A recomendação é deixar de usar os aparelhos pelo menos 2 horas antes de deitar para dormir (e obviamente não se deitar com o celular). Existem aplicativos para celular e PC, além de filtros físicos para as telas de televisores e monitores. Eles bloqueiam a emissão da luz azul, isso ajuda, mas ainda não é uma solução definitiva que permita dormir com o celular ou assistindo à TV.

E existem lâmpadas especiais que não emitem a luz azul e deixam o ambiente mais escurinho, em clima de “vamos dormir”, como um abajur. Ah! Ler livros antes de dormir ainda é uma boa prática, pois eles não emitem luz direta, portanto ter um bom livro na cabeceira da cama é uma boa ideia 😉

Problemas de saúde causados pela luz azul

  • pressão alta;
  • problemas cardiovasculares como arritmia;
  • depressão;
  • ansiedade;
  • cansaço extremo;
  • insônia;
  • sono de baixa qualidade (isso que traz a maioria dos problemas);
  • obesidade;
  • diabetes;
  • alguns tipos de cânceres;
  • cansaço e problemas na visão.

Tenha intervalos durante o uso de aparelhos com tela. Lembre-se de piscar mais vezes para lubrificar os olhos, normalmente o foco nos faz piscar menos e isso traz complicações para os olhos. Tome água, coma alimentos como: ovo cozido, cenoura, laranja, azeite de oliva, alho, cebola e folhas verdes. São hábitos para cuidar da saúde dos olhos. [Compre o óculos Blue Control que bloqueia a luz azul!]

Aplicativos de luz azul para dispositivos Android (um bônus iOS)

Agora, vou listar aplicativos e programas que bloqueia a luz azul e que você deve usar durante a noite. Evite utilizar aparelhos de tela em ambientes escuros, isso destrói a sua visão.

1 – Filtro de Luz Azul – Modo Noturno, Dormir Bem

Filtro de Luz Azul - Modo Noturno, Dormir Bem

Filtro de luz azul é um aplicativo usado para reduzir a luz azul emitida pela tela. Fazendo isso em seu celular, você previne a tensão nos olhos, e eles ficarão mais confortáveis durante a noite. Isso aumenta a saúde dos olhos e dar uma boa noite de sono ao usuário.

Detalhes do aplicativo

  • A luz azul pode ser diminuída;
  • A intensidade do filtro pode ser ajustada;
  • Pode-se salvar a configuração de ajuste;
  • Vários modos de luz noturna para escolher;
  • Diferentes temperaturas de cor;
  • Simples de usar.

Baixar Filtro de Luz Azul para Android

2 – Modo Noturno – Filtro de Luz Azul para Enxaqueca

 Modo Noturno - Filtro de Luz Azul para Enxaqueca

Um excelente filtro noturno que fornece luz quente (cores quentes) e atua como protetor para os olhos. Ele bloqueia raios azuis emitidos por telas de celulares e tablets. Isso traz mais conforto na leitura durante a noite.

O Modo Noturno protege os olhos mais sensíveis. A luz azul pode mudar o ritmo circadiano, causar insônia, fadiga crônica, enxaqueca crônica e catarata.

Baixar Modo Noturno para Android

3 – Modo noturno de tela

O modo noturno de tela vai permitir facilidade ao escurecer a tela para uso do celular / tablet à noite. É possível diminuir ainda mais o brilho da tela para ambientes mais escuros, isso diminui o incômodo da luz nos olhos e ainda poupa a bateria (muito útil para telas do tipo AMOLED).

Características do aplicativo:

  • Configuração rápida e fácil;
  • Filtro de luz azul eficiente;
  • Redução do brilho ao mínimo;
  • Volta à ultima configuração mesmo quando sai do aplicativo;
  • Escurecimento da barra de navegação (apenas Android 4.4 e superiores);
  • A tela não desliga se o filtro está ativo, isso é bom para ler.

Baixar Modo noturno para Android

Bônus: o f.lux é para computadores, mas também possui versão para iPhone e Android.

Programa de luz azul para computador

F.lux

F.lux. Programa de luz azul para computador

Todos nós sabemos que ficar muito tempo em frente ao computador faz mal à visão. Realmente a luminosidade em excesso cansa mais os olhos e traz ou piora problemas na visão.

O programa f.lux ajusta a cor da sua tela conforme a hora do dia. Quando chega o fim da tarde, ele começa a atuar suavemente criando um ambiente de tela de cor mais quente. Ao passar as horas e entardecer, a tela vai ficando com a cor cada vez mais quente e avermelhada, assim eliminando os raios azuis.

Para que o programa saiba quando está anoitecendo, ele precisa saber a sua localização, veja um vídeo de como configurar o f.lux. Vc pode baixá-lo para outras plataformas como MAC, Linux, iPhone e Android.

Baixar f.lux para PC

Finalmente, esses são os principais aplicativos e programa de filtro de luz azul. Agora, você já sabe o que é a luz azul e quais são os malefícios que esse raio traz à nossa saúde. Lembre-se que a saúde sempre vai a cavalo e volta a pé.

Veja também:

   
Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Decoração de Casa