Como manter seu smartphone Android seguro em 5 passos

Publicado em: 21/08/2019

Smartphone seguro: 5 dicas para proteger seu Android

Smartphone com tela em modo de segurança
Pixabay (BiljaST)

Hoje em dia uma das maiores preocupações do usuário Android é manter o seu smartphone seguro.

Malwares, vírus no Wi-Fi, hijack e até roubo por proximidade: essas são algumas das formas mais comuns de hackers invadirem seu smartphone e terem acesso a contas bancárias, senhas, fotos e outras informações preciosas do usuário.

Mas, de onde vêm essas ameaças?

Os famosos vírus se escondem em muitos lugares como pop-ups, anúncios em sites e apps fakes. Muitos desses chamados “aplicativos malware” foram encontrados na Google Play disfarçados como aplicativos fitness, de jogos e players de música que foram capazes de passar despercebidos pela segurança do Google e até mesmo de algumas versões do Android.

Para evitar isso, separamos 5 dicas importantes para você manter seu smartphone seguro e livre de hackers e invasores. Vamos lá?

1. Crie senhas fortes

Quanto mais forte a senha mais difícil é quebrá-la. Mas, infelizmente a maioria das pessoas não sabe disso e acabam registrando senhas muito fracas e fáceis de serem descobertas, como “12345”, “qwerty” ou mesmo datas de nascimento, nomes de pessoas próximas e números de telefone.

Para criar uma senha forte você precisa criar combinações de números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas. Para smartphones também podemos utilizar os PIN’s, padrão de bloqueio de tela e registro de impressão digital. Tudo vale para proteger seus dados!

2. Evite deixar conexões wireless ligadas

Deixar o Wi-Fi ou o Bluetooth ligados o tempo todo pode deixar o seu smartphone vulnerável para invasões por meio de redes e conexões com vírus, então sempre que possível desligue eles diretamente no botão correspondente no seu smartphone.

Evite conectar-se com redes suspeitas que peçam acesso aos seus aplicativos e não receba conteúdos via Bluetooth de aparelhos que não sejam pareados ao seu ou que não estejam em sua lista de confiáveis.

Mãos segurando smartphone com tela de login computador e tablet de fundo
Pixabay (geralt)

3. Tenha um bom antivírus para Android

Um bom exemplo de defesa extra são os antivírus para dispositivos Android que mantêm seu smartphone seguro e exercem várias funções: verificam se sua segurança foi violada, permitem que você localize e bloqueie seu aparelho remotamente em caso de furto ou perda e ainda conferem sites e te protegem contra vírus e malwares enquanto você navega.

Algumas opções de antivírus disponíveis, como o da Bitdefender, não pesam na hora de baixar e mantém a vida útil da bateria sem tanto impacto, agradando aos usuários Android mais exigentes que buscam proteção sem perder a otimização do sistema

4. Baixe apenas apps originais

Com as falsificações que acontecem hoje em dia, pode parecer difícil achar os apps originais na Google Play, mas, uma boa dica é sempre prestar atenção aos detalhes: nome dos desenvolvedores, avaliação dos usuários e data de publicação.

Se algo parecer estranho no nome do aplicativo ou desenvolvedor, a avaliação não for boa e a data for muito recente, desconfie!

5. Guarde seu smartphone

Boas formas de proteger seu aparelho não são apenas voltadas para o software, mas também ao físico.

Na rua, sempre mantenha seu smartphone devidamente guardado em bolsos mais “escondidos” e de difícil acesso para terceiros, como um bolso invisível dentro de mochilas e bolsas transversais, que não sejam retiradas facilmente de perto do corpo.

Em ambientes internos recomenda-se sempre manter o aparelho no seu campo de visão ou até mesmo em mãos e evite deixá-lo em cima de mesas ou locais que outras pessoas tenham acesso, assim você evita hijacks e roubos.

Achou as dicas úteis? Conhece outras formas de proteção para smartphones? Compartilhe conosco nos comentários!

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog G+Blog

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar essas tags html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>